IPCA - entenda como funciona essa modalidade de financiamento

Mercado imobiliário


O que é o IPCA

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo e é considerado o termômetro oficial de inflação do país. Está atrelado a variáveis importantes da economia brasileira, como a taxa básica de juros (Selic), refletindo diretamente nos investimentos e também no financiamento imobiliário.

IPCA no financiamento imobiliário

Atualmente, os contratos feitos pelo Sistema Financeiro da Habitação são corrigidos pela TR (Taxa Referencial). Os bancos cobram uma porcentagem de juros que varia, em média, entre 8% e 10% ao ano + TR nas suas principais linhas de crédito imobiliário, para compra de imóveis novos ou usados.

▶Agora, é possível fazer a indexação pelo IPCA, aproveitando as variações do índice oficial de inflação. Por exemplo, o IPCA previsto para este ano é de cerca de 3,8%.

▶Isso significa que, no primeiro cenário, quem se comprometia com um financiamento imobiliário pagava juros fixos sobre o valor da dívida, que era corrigida pela Taxa Referencial (TR) calculada pelo Banco Central. Com a mudança, será possível pagar juros fixos sobre a dívida que será corrigida constantemente pela inflação, medida pelo IPCA.

Vantagens do IPCA

▶É uma modalidade de financiamento mais acessível, com exigência de renda familiar menor em relação às demais modalidades;

▶Diferente das modalidades decrescentes, que apertam o orçamento no início, no IPCA o valor da parcela inicial é menor;

▶Com o valor de parcela menor você pode avaliar a possibilidade de financiar um imóvel mais caro ou adiantar algumas parcelas para diminuir o prazo do financiamento;



Pesquisa
Siga-nos nas redes sociais